O Que Queremos


Com o nome “Chapada a Mão”, o Centro de Comercialização Solidária foi inaugurado em 19 de abril de 2008. Posteriormente foi fundada a APPA (Associação de Produtores e Produtoras Artesanais de Chapada dos Guimarães), em 28 de junho do mesmo ano, com o objetivo de proporcionar apoio às atividades que começavam a se estruturar. A troca de experiência entre produtores/as iniciava o processo de intercâmbio cultural, gerando desafios e ampliando as possibilidades de conquista a partir da organização associativa. 

Reconhecidos quanto experiências que buscam melhores condições de vida, fomos selecionados no Catálogo Boas Práticas Territoriais 2010, pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário(MDA).

Dentre os projetos prioritários da diretoria da associação está o Espaço de Cultura e Formação. A idéia é a estruturação do espaço físico na própria sede, destinado a atividades culturais e qualificação profissional através de parcerias com entidades afins. A proposta é que os eventos realizados sejam abertos a toda a comunidade envolvente, principalmente aos moradores que possuem baixa renda. 
Em 2010 esses trabalhos foram iniciados, quando foi realizada a primeira oficina do espaço, de Papel Reciclado, em parceria com o grupo Recicle Consciência (UFMT) e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Participaram desta oficina 64 pessoas entre homens e mulheres, jovens e adultos, associados ou não.
Realizamos 03 oficinas durante o Festival de Inverno 2010 - Bijouterias com sementes do cerrado, Confecções de flores em tecido e Desidratação de fibra de bananeira.
Em parceria com a SECTEC (Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso), realizamos o Curso de Desidratação de Vegetais.
Em parceria com a Fundação Banco do Brasil, aconteceu o Curso "Bordando Brasis", estimulando a geração de renda através da formação de um grupo de mulheres bordadeiras da APPA.

O Projeto Cine Mais Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, direciona as atividades de encontro social e lazer cultural com foco nos moradores do município com exibição de cinema gratuito. As sessões acontecem semanalmente em local e horário fixo. A intenção é utilizar o cinema como instrumento de conscientização, educação, mobilização social, reformulação e introdução de conceitos, além do lazer e cultura.

Outro objetivo da APPA é a revitalização do artesanato das comunidades tradicionais, principalmente o estímulo a produção das ceramistas, através de capacitações e adequações com design para atender à demanda de mercado. Projeto que está sendo desenvolvido através da parceria com o MinC / IBRAM, contemplando-nos como Ponto de Memória.